Pages

17 de mai. de 2017

Curiosidades sobre One Piece


One Piece talvez seja um dos animes mais longos do mundo! Sério que ele ainda não é o maior. Procure e vai ver coisas maiores, mas esta chegando lá. Porém, ainda é um dos animes mais assistidos dos últimos tempos. Combinando ação e humor (muito mais o segundo) de forma muito bem colocada! Pouco a pouco somos apresentados a pirataria, ao Exército Revolucionário e a Marinha desse mundo.
A obra de Eichiro Oda iniciou-se em 1997. O cara foi assistente de Nobuhiro Watsuki, criador de Rurouni Kenshin. O próprio Watsuki, homenageou o antigo colega em sua obra durante o arco de Enishi Yukishiro. Seu grande personagem é considerado o mais admirado entre os leitores da Shonen Jump, onde ela surgiu. Mesmo ainda não sendo a publicação mais longa do mundo, a obra é a mais publicada no mundo. Vendendo 320.866 cópias dos 78 volumes já publicados, no Japão, pelo menos até a época em que bateu o record no Guiness.
Luffy é viciado por carne. Nem se importa de onde vem muitas vezes. O nome do personagem principal é Monkey D. LUFFY. Muitas pessoas pensam que é Ruffy, mas lembrem-se que no Japão, a pronúncia do L é bem mais difícil. Desde uma determinada luta, ele retira seu chapéu antes das lutas para que ele não estrague. Além de se esticar, ele consegue ser resistente a eletricidade, visto que a borracha não a conduz. Seu nome significa "testa da vela" em termos marítimos. Ele é sempre bondoso, nunca matando nenhum inimigo, não importando quão cruel ele seja. Aliás, ele não usa balões de pensamento, já que nunca esconde o que pensa (se é que pensa). E se existisse no mundo real, ele seria brasileiro!
Usopp é seu melhor amigo, junto com Chopper. Visto que os três são grandes sonhadores. Além disso, o capitão e o narigudo tem a mesma idade. Ainda sobre o mentiroso temos que a data do aniversário dele é 1 de Abril, o dia da mentira. Ele é o mais humano entre os membros da tripulação, em todos os sentidos. E sua mais clara inspiração é o conto de Pinocchio.
Chopper é o membro da tripulação mais pequeno e mais alto ao mesmo tempo.
Zoro vem claramente do personagem clássico Zorro, que era um grande espadachim. Assim como Roronoa provêm de um pirata francês famoso. 
Nos Estados Unidos trocaram o cigarro de Sanji por um pirulito. Tudo isso, pois ele na verdade é um menor de idade. Isso sem cortar os altos cortes na história. Isso foi culpa da 4K!ds Entertainment, chata como de costume. Para se der ideia, alguns personagens se tornaram brancos do nada!
Hook talvez seja o personagem mais velho da embarcação. Não só por ser um morto-vivo, mas também por sua idade enquanto estava vivo. Ele parece ser uma combinação de Slash, Ozzy Osbourne e roupas antigas inglesas, com flores.
Pouca gente sabe, mas Luffy tem aquela cicatriz no rosto devido a querer demonstrar sua coragem ao bando de Shanks. Muita gente nem sabe disso!
Os três generais da Marinha, Kizaru, Akainu e Aokiji tem nomes inspirados em uma lenda japonesa. Se refere a lenda de Momotaro, herói da antiquidade que era seguido por um macaco, cão e faisão, respectivamente. Além disso, o aspecto de cada um é baseado em atores e diretores japoneses.
Impel Down, a prisão máxima da Marinha, foi inspirada no Inferno de Dante Alighieri, em A Divina Comédia.
Ironicamente, nenhum dos membros da tripulação principal usa o famoso tapa-olho característico das histórias de pirataria.
O poder de Gear Second é comparado a estereoides. O próprio Oda já disse isso, já que reduz a expectativa de vida de seu usuário.
Existem muitas especulações sobre como o Barba Negra conseguiu comer duas Akumas no Mi (frutas do diabo). Mas até hoje, só ele fez esse feito. 
Panda Man é um personagem que é bem utilizado por Oda, como um verdadeiro easter egg ambulante. Ele aparece em várias situações durante a série, sem que a gente note. Procura para ver! Falando em animais, mesmo não sendo muitas vezes inspirados em seres marinhos, muitos personagens são inspirados em animais. Desde o nome até o estilo de vestir (ex: Crocodile e Don Flamingo). É óbvio isso, mas muitos nomes de personagens são baseados em piratas, corsários, marinheiros famosos, lendas e histórias clássicas sobre isso. 
Os personagens de One Piece já participaram de diversos crossovers. Entre eles temos Cross Epoch, onde eles se reúnem com personagens de Dragon Ball! Além de uma animação especial em que reúnem One Piece, Dragon Ball e Toriko.
As ilhas de Grande Linha são divididas em quatro tipos, e quase sempre baseadas nas estações do ano. E cada uma dessas estações tem "sub-estações" do ano. O que concede cerca de dezesseis estações!
Entre as vozes dos personagens principais Sabo, "irmão" de Luffy, é a mesma de Uzumaki Naruto.
Muitas pessoas pensam que One Piece não terá final... Mas ele tem! Segundo Oda ele já o escreveu desde o começo da obra. Ele queria terminar tudo em cinco anos de duração dela. Só que agora, ela só vai acabar quando completar vinte anos.
Para aqueles que não sabem Luffy é filho do revolucionário Monkey D. Dragon.
Monkey D. Ruffy tem como cor principal o vermelho, sua comida favorita é a carne, além de ter como base "geográfica" usada por Oda foi o Brasil. Usopp tem a mesma idade de Ruffy e é considerado por ele, seu melhor amigo. E graças a akuma no mi que comeu quando criança ser a que lhe concede um corpo de borracha, ele é resistente a eletricidade. Ele também não possui balões de pensamento. Pois nunca esconde o que pensa. Além do mais, ele não é muito de pensar muito. Ou de pensar.
A franja de Sanji, além de esconder um dos maiores segredos do mangá (que foi desvendado recentemente), tem outro detalhe. A sobrancelha simboliza o "O" de Eichiro Oda. Pelo menos o modo como ele o escreve. O cara fuma desde os seus dez anos de idade! 
Zoro consegue falar, mesmo com uma espada em sua boca. Pois sua voz vem do coração. 
Ironicamente, o aniversário de Usopp faz aniversário em primeiro de abril. O dia da mentira! E ele sempre será balanceado para ser o membro mais fraco da tripulação. Isso pois sempre quis alguém que fosse mais próximo do nível de força normal, humano. Algo mais próximo do leitor. E com a aparição de Sogeking, a popularidade do personagem aumentou demais!
Chopper, Nami e Usopp formam a parte mais medrosa do bando. Isso é bem visível quando eles conhecem Hook, por exemplo. Em especial, no caso de Nami daquela vez. 
Entre alguns dos maiores mistérios estão:
-Quando e onde serão usadas as Antigas Armas Ancestrais? Duas delas já tiveram seu paradeiro resolvido no mangá. Mas são ela Pluton, Poseidon e Uranus. Quem dominar as três... Poderá conquistar tudo! Ou destruir TUDO!
-Quem é a mãe do Ruffy? Certa vez foi dito que ela era uma pirata muito poderosa e muito feia. Palavras do próprio Oda. Mas sabemos que ela é uma pirata. Já temos consciência do pai que é o Dragon. 
-Quando o Dragon vai agir? Ele é líder do Exército revolucionário. De certo modo, tão perigoso quanto Shanks (não dá para der noção, mas ele fica bem mais nas sombras que o Ruivo, por exemplo que agiu na guerra de Marineford). É só dito que ele esta esperando o momento certo para atacar e mudar tudo. Até onde se sabe também, o seu exército é extremamente poderoso  pelo pouco que é citado na saga.
-Qual o mistério por trás de Kaidou? É dito muita coisa sobre ele. Mas mais exatamente sobre o quão perigoso ele é não é falado!
-O que envolve tanto Lafitel? Somente Gol D. Roger voltou de lá. Por ser muito poderoso ou muito esperto? Ou talvez, algo a ver com o D. em seu nome? É lá que esta enterrado o One Piece. E por que forças como a da Marinha não conseguiu alcançar lá? Mesmo Barba Branca se negou a saber como chegar lá. Assim como se negou a saber o significado de D. Ou ele sabe???
Além disso, os personagens que vemos em boa parte do mangá/anime não seguem os padrões de piratas clássicos. Tais como tapa-olhos ou pernas de pau. Até aparecem, mas são poucos. De qualquer forma Oda falou que no final vamos ter um assim. 
One Piece já participou de diversos crossovers. Como Dragon Ball, Toriko, Naruto e Bleach. Tanto em games quanto em animes e mangás. Mas anos depois o personagem surgiu em outras obras e no próprio mundo de Ruffy, muitas vezes como um easter-egg. 
O personagem Pandaman foi criado por Oda quando ele era apenas uma criança para um concurso. 
Vários personagens da obra são baseadas em outras (fictícias ou não). Por exemplo, Nico Robin é baseada em Mia Wallace do filme Pulp Fiction. Marshal D. Teach também é inspirado no pirata Barba Negra de verdade. A capitã Hina é inspirada na atriz Angelina Jolie. Ryoko Hirossue é a inspiração para Nami, importante atriz japonesa que fez o filme A Partida (ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro). Entre outros temos também personagens inspirados em Eminem.
Não só pessoas que são inspirados em algo da vida de Eichiro Oda, como por exemplo o restaurante Baratie. Que foi um lugar onde Oda trabalhou. 
O final de One Piece esta pronto desde o começo dela. Todos os editores que trabalharam com essa obra, já sabem esse encerramento. 
As akuma no mi, ou frutas do diabo em uma tradução mais literal, são frutos que concedem habilidades especiais diferente para quem as come. Porém, impede que o sujeito nade na água do mar. Por isso a Marinha usa armas, algemas e até celas de kairouseki, material que mantêm a energia do oceano. Enfraquecendo usuários desses itens. Além disso, não podendo de desfazer desse poder a não ser com sua morte. Até mesmo itens podem ter o poder de uma dessas frutas, como uma espada-elefante (eu já não falo mais nada...). Elas são divididas em três partes: logia, paramecia e zoan
Paramecia é o mais comum dos tipos de fruta. Normalmente, com elas, o usuário muda a estrutura de seu corpo. Ou criar algo a partir do poder dela. Entre os usuários mais conhecidos delas foram Ruffy, Barba Branca, Nico Robin e Barba Negra.
Zoan é um tipo mais incomum e podemos chama-la de fruta da metamorfose, sendo que ela consiste nisso: transformar seu corpo. Porém, seu usuário pode se transformar totalmente, ou parcialmente. Obtendo a habilidade e poderes ao qual o animal que se baseia. Seu combate corpo-a-corpo é mais perigoso. Usuários são Chopper e Marco, membro da tripulação do Barba Branca.
Logia já é conhecida pelo poder de seus elementos. Um poder relativo a um tipo energia. E com isso, seu corpo tem a estrutura muda para esse tipo de força. São fortes naturalmente, já que ataques comuns não lhe afetam. Só através de uma akuma no mi oposta, ou com haki, é possível atingir um usuário dessa fruta. Ela ainda pode ser subdividida em outros dois tipos: as que concedem forma matéria física (como a de Crocodile, com sua areia) e energia pura ( como a de Enel com a eletricidade ou a mera mera no mi, do fogo...).
Haki é uma forma de poder. Assim como em outros desenhos. Todos podem usa-los. Com exceção de um só. Assim como as frutas do diabo pode ser dividido em três tipos. O primeiro tipo é o haki da observação (kenbushoku), ele consiste em sentir coisas ou pessoas. 
Tecnicamente falando, ele também pode prever movimentos, preparando esquivas ou ataques. O segundo tipo é o haki da armadura ou fortificação (busoshoko), com o qual o usuário enrijece sua pele ou item (quase sempre arma) com uma barreira de tom enegrecido. Usado quase sempre para lutas, inclusive contra aqueles que comeram uma akuma no mi do tipo logia. Haki do conquistador ou do rei (haoshoku), é o tipo mais raro de se encontrar. Afetando um em um milhão de pessoas. E esse não pode ser treinado, e sim só herdado. Um dos fatores é que um usuário desse haki pode afetar várias pessoas ao mesmo tempo só com uma tremenda aura de poder. Fazendo os próximos é perder a consciência. E até mesmo quebrando ou rachando estruturas.
O significado de haki é ambição. Algumas pessoas chamavam isso de mantra.
Os Shichibukais são um grupo... E não o são ao mesmo tempo. Eles formam um grupo de sete poderosos piratas que se aliaram ao governo mundial. Em troca de não serem caçados pelo governo mundial, nem por caçadores de recompensa, eles devem pagar um décimo de seus tesouros. E só podem atacar outros piratas ou fazer serviço para o governo. Ainda assim, eles não demonstram nenhuma forma de respeito a essas regras, no máximo, com uma ou outra forma de manter essa regras em dia. Quase nunca respeitando essas leis.
A maior força política dentro desse universo é o Governo Mundial. Tecnicamente, seus líderes governam o mundo. Mas coloca umas grandes aspas ai. E eles controlam assim uma força militar que é a Marinha. Sem contar com outros grupos por de trás dos panos como os Shichibukais e a Cipher Pol. Quem controla tudo é um conselho chamado de Gorousei. Em seguida vem comandante-chefe, com um pouco menos de poder político. Depois vemos o almirante da frota, um dos maiores postos dentro da Marinha. Abaixo disso estão os almirantes, em três partes. E os vice-almirantes.
Entre os outros cargos temos:

Brigadeiro-geral;
Coronel;
Tenente-Coronel;
Tenente-Comandante;
Capitão;
Tenente;
Segundo Tenente;
Terceiro Tenente;
Subtenente;
Sargento-Major;
Sargento;
Soldado de Primeira Classe;
Soldado Aprendiz;
Soldado Recruta;
Inspetor Geral;
Instrutor.

Com exceção dos grandes piratas no mundo de One Piece, todos os outros lugares desse mundo são controlados pelo Governo Mundial. Ele é uma organização política por mais de 170 países, e liderada pelos Cinco Anciões (ou Gorousei, título original em japonês). Para lidar com tamanho desafio, eles contam com o auxílio de três grandes forças (Marinha, Shichibukai e Cipher Pol).
Vejamos esse três:
Marinha: sempre aparecendo escrito em roupas de alguns homens, como Marine em inglês. Esta força militar é responsável pela segurança internacional, dentro e fora dos oceanos. Presente em todos os mares civilizados, sua função é fazer as leis serem aplicada. Tudo de acordo com as ordens do Governo Mundial, por mais questionáveis que pareçam.
Shichibukai: é sempre formada por sete poderosos piratas que trabalham para o Governo Mundial, como corsários, caçando outros piratas e conquistando ilhas em troca da anistia de seus crimes. Mesmo servindo ao Governo Mundial, algumas deles não respeitam essa ordem, nem a Marinha. Caso de Doflamingo. E de Boa Hancock depois que se apaixona por Monkey D. Luffy.
Cipher Pol: o poder do Governo Mundial conta também com o apoio de várias organizações espalhadas pelos quatro cantos do mundo. Sua finalidade é encontrar possíveis ameaças políticas como piratas ou os revolucionários liderado por Dragon.  A Cipher Pol complementa os serviços da Marinha com teor de espionagem ou extermínio.
Não ligado a nenhum desses grupos temos a Yonkou, grupo dos quatro mais importantes capitães piratas do mundo. Eles são tão poderoso que exercem influência sobre varias ilhas e tripulações piratas. Também chamados de Quatro Imperadores, não são aliados, nem inimigos entre si. Cada um vive em uma parte do Novo Mundo e controla sua porção territorial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário